Este manifesto arquitetônico é uma obra-prima do Movimento Moderno

Introdução

Este manifesto arquitetônico é uma obra-prima do Movimento Moderno. Pelo arquiteto Robert Mallet-Stevens, foi realizada para a indústria têxtil industrial Paul Cavrois e sua família sendo 1929-1932, que viveu lá até 1987.
formas não convencionais e tijolo revestimento cor de areia fez um único e moderno, embora impopular entre seus vizinhos mais conservadores aldeia.
Foi habitada pela família até 1939 para o exército alemão avançando foram forçados a deixar o norte da França. A moradia foi usado como quartel pelos ocupantes alemães durante a Segunda Guerra Mundial.
A família Cavrois retornou em 1947. A pedido de Pablo Cavrois, arquiteto Pierre Barbe reformou a casa durante os anos 1950 para abrigar a família de seus dois filhos Paulo e Francis. Paul Cavrois morreu em 1965, seguido por sua esposa em 1985. O mobiliário foi vendido rapidamente ea casa comprada por uma empresa imobiliária que planejava demolir e parcelamento seu grande jardim para construir blocos que finalmente não foram realizados. Durante anos, o local permaneceu abandonado e em ruínas
Por quase três décadas, um dos melhores exemplos da arquitetura residencial modernista francês foi abandonada e em perigo de demolição. Após um ato de resgate de 23 milhões de euros, villa cavrois reabre. monumento histórico em 1990 por causa da mobilização dos cidadãos, foi adquirida pelo Estado em 2001. Em 2003, ele passou por uma grande restauração responsável pela DRAC Nord-Pas-de-Calais e retomadas, entre 2008-15, o Centro Monumentos nacionais, sob o arquiteto Michel Goutal.

Localização

A casa está localizada em Croix, 60 rue John Fitzgerald Kennedy, Canton Oeste Roubaix, no norte da FrançaLille, na região do Norte -Step de Calais, perto do parque Barbieux na planície de Beaumont.

Conceito

Vista simetrica Villa Cavrois
De acordo com Paul-Hervé Parsy, gerente da propriedade, “… a villa é influenciada pela modernidade de Adolf Loos e Josef Hoffman …” embora a organização espacial também é baseada na concepção do século XVIII. Esta contradição entre modernidade e classicismo fazer este castelo único e moderno um exemplo notável de “obra-prima”.
Construir formas geométricas e tijolo revestimentos cor de areia resultou em um caráter moderno intransigente que era impopular no tempo entre seus vizinhos conservadores. Os quartos foram organizadas de acordo com a sua função e equipado com a mais recente tecnologia, incluindo telefones, relógios elétricos, aquecimento central e elevadores, tornando-se o epítome da moderna vida de luxo.
Paul Cavrois inicialmente tinha encomendado um arquiteto local Jacques Greber, a construção de sua casa no estilo da região. Mas em 1925 conheceu as propostas cubistas que Robert Mallet-Stevens, um amigo de Le Corbusier, Pierre Chareau e outros amantes do Estilo Internacional e do movimento holandês De Stijl, apresentados na Exposição de Arte Decorativa em Paris e em 1929 decidiu confiar nele o projeto. Cavrois anteriormente viajou Mallet-Stevens para Bruxelas, onde ele descobriu o Palácio Stoclet desenhado por Joseph Hoffman e Hilversum, na Holanda para examinar o Town Hall, projetado por Wilem Marinus Dudok servindo esta viagem como uma importante fonte de inspiração para villa futuro.

Projeto arquitetônico

Planta baixa
O design do villa foi concebido como um reflexo da visão que Paul Cavrois era como a vida familiar, como poderia caracterizar pessoas que vivem nele são organizados, como eles se movem em torno do edifício e como isso pode ser refletido em uma decoração para sua vida cotidiana. Cavrois queria uma distinção clara entre as áreas separadas da casa, especialmente nas áreas de pais e filhos.
Organizado em torno do amplo hall de entrada A ala leste é o domínio dos pais, as crianças ocidentais e funcionários ala da casa. Ele também dá acesso às principais salas onde toda a família se reúne, a sala de estar, sala de jantar principal e uma menor para as crianças, relacionado com o jardim por uma escada exterior. A escolha de materiais e mobiliário refletir essa hierarquia do espaço foi feita. Simplicidade e funcionalidade prevaleceu no mobiliário em toda a casa, luxo que só é expressa na riqueza dos materiais utilizados. Dentro do movimento moderno, é um exemplo singular da relação entre arquitetura e decoração.
A moeda de moradia cavrois expressa através da simplicidade de volumes, amarelo revestimento de tijolos açafrão, metal fino quadros aberturas, massas de arquitectura organizada para articular os planos vertical e horizontal, do conjunto de terraços escalonados ea presença de janelas no canto.

Espaços

Ao projetar a casa de campo, Mallet-Stevens não se limitou ao fornecimento de volumes arquitetônicos, também desenhou todo o mobiliário interior para a menor unidade. Nisso, ele levou a limitar o conceito de “obras completas” que defendiam a União dos Artistas Modernos. Este trabalho completo também deve muito à sua experiência como designer para a película.
Nos espaços cerimoniais, Mallet-Stevens opta por materiais de luxo, implementados com cuidado, requinte e simplicidade, mármore e madeira, mas sem ostentação. Em áreas de serviço, como cozinhar, lavanderia e banheiros Mallet-Stevens enfatiza higiene e funcionalidade, também proporcionando-lhes com grandes janelas, algo novo no momento.

Interior

Os interiores dos cavrois villa tem semelhanças com quem projetou alguns anos antes para filmes de Marcel L’Herbier. De acordo com o arquiteto, decoração e ambiente de vida deve refletir a psicologia das pessoas que o habitam, neste caso, uma família burguesa.
Villa Cavrois é um corte horizontal que tanto no centro com um eixo de rotação vertical, semi cilíndrica, como com a janela tripla, e concepção do sistema vários espaços como subjacentes. Suas proporções são impressionantes e dispostos nos castelos início do século XVII, simetricamente ao longo dos eixos. A construção é cerca de 60m de comprimento e 3,800m² de terreno, 1.800m² de espaços de habitação e 830m² de terraços.
A estética da villa projetado pelo Mallet-Stevens é moderno, mas seu avião pertence à tradição do Chateau. A distribuição entre as duas asas simétricas localizadas permanece pais de um lado e os de crianças e doméstico por outro. pai de jantar comunica com o salão do átrio por uma porta de correr e desfrutar de uma grande janela com vista para o parque.
As salas de recepção, no coração do edifício principal, se estendem ao longo dos caminhos do parque e da superfície da água. A vila e seus fundamentos estão firmemente enraizada em uma organização espacial muito controlada, que resulta de um trabalho importante nas proporções, e que resultou na definição de um “marco regulatório”.
Enquanto todos os quartos do benefício villa de tecnologias avançadas, telefones sem fio, elevador ou aquecimento central, essa modernidade culmina na cozinha que tem uma geladeira, um fogão a gás um “aparador” Electric (aparador) e três entradas água, um para água fria, uma para a água quente e um para a água macia. O capô desproporcional ilustra a importância do equipamento doméstico em uma mansão moderna projetada por Mallet-Stevens. O espaço é projetado para otimizar cada movimento. O mobiliário desenhado por Mallet-Stevens atende a esse requisito. Na despensa, os armários estão forma curva da parede.

Externo

Fachada

A moradia Cavrois tem duas fachadas de dimensões imponentes. Quanto mais austera, fachada norte evoca a silhueta de um barco. Fachada sul com vista para o jardim funciona como uma cortina de teatro, subindo ao longo do terraço.
Fachada leste e oeste
Os detalhes de ambos a vila e jardins desenvolver um projeto meticulosamente controlada em termos de proporções, com um definido “forma regulamentar.” O tamanho de uma placa amarela exterior do tijolo foi tomado como uma unidade de referência para as dimensões da cidade, largura, altura e profundidade.
Nos espaços cerimoniais, Mallet-Stevens opta por materiais de luxo, implementados com cuidado, requinte e simplicidade, mármore e madeira, mas sem ostentação.
Em áreas de serviço, como cozinhar, lavanderia e banheiros Mallet-Stevens enfatiza higiene e funcionalidade, também proporcionando-lhes com grandes janelas, algo novo no momento.

Terrazas

terraços escalonados acentuar fachadas e enfatizar as linhas horizontais dos volumes. Com suas grades brancas evocar os baralhos de um navio e criar pontos de vista para o parque e seus arredores. No piso superior, o mandril serve mais como um elemento decorativo para protecção solar. Em dias de sol, sua sombra projetada nas paredes enfatiza os grandes volumes de vila.

Mirante

A torre central abriga a sala de fumo, a grande escadaria e no piso superior, um mirante que oferece uma visão dominante dos arredores. Este ponto de vista com evocação medieval e uma alusão às torres de controle do aeroporto, é um marco na paisagem plana. A silhueta da torre fornece um contraponto vertical para os volumes horizontais de arquitectura. Este elemento ecoa o mirante do Villa Poiret e torre do relógio no pavilhão turístico Mallet-Stevens projetado para a exposição de 1925 é feita.

Parque

O parque que circunda a vila também foi desenhado por Mallet-Stevens. Herdeiro dos jardins formais do século XVII, o parque oferece, com suas ruas estreitas e sua superfície de água, uma extensão das linhas e dimensões do villa.
Originalmente ele se espalha ao longo de 5 hectares, mas como resultado da subdivisão que ocorreu em 1990 foi reduzida para um pouco menos de metade. Com a restauração se recuperou o espaço central e do espelho de água, verdadeiro ponto de equilíbrio do parque. Esta longa lagoa 72m é uma extensão da sala grande e no norte unidade circular. Esta entrada circular foi projetado para facilitar a circulação de veículos automóveis, quando eles vieram para deixar os hóspedes na casa de campo. Os visitantes deixar o carro sob o alpendre eo motorista continua a girar a entrada de automóveis circular.

Piscina

A piscina com 27 metros de comprimento, marca a modernidade da propriedade. Ele responde a uma preocupação com a higiene, saúde e esporte que caracteriza o programa da vila. A proximidade da caldeira adjacente ao tanque, mantém a água a uma temperatura agradável.

Materiais

Tijolos amarelos

Em 1930, Mallet-Stevens e Paul Cavrois visitou a cidade de Hilversum, na Holanda, cujo revestimento de tijolos amarelos era moderna para a época deles. Mallet-Stevens fez 26 moldes diferentes a partir de uma amostra trazida de esta viagem, para tijolos que foram adaptadas para todas as situações, cantos e curvas. Enquanto os tijolos foram ainda um material tradicional na região, a sua aplicação no cavrois vivenda está em negrito, o revestimento assegura volumes uniformes e acentua o aspecto dramático do edifício. O revestimento segue um protocolo rigoroso em que a linha horizontal são recuados e pintado de preto e o apontador vertical foi executado de tal modo que parece invisível.
As linhas horizontais são dominantes na silhueta da vila: representam os muitos terraços e como ela lidou com o revestimento de tijolos. Esta abordagem radical para a construção de revestimento dá unidade como um todo.

Janelas

Em linha com o programa cliente, o que exigiu o ar ea luz, Mallet-Stevens fez grandes aberturas em fachadas com grandes janelas. A modernidade de Mallet-Stevens é expressa pelo tamanho das janelas, bem como a escolha de janelas de guilhotina de inspiração norte-americana. A janela no canto da escada, como as outras aberturas, oferece uma visão particular do parque.

Decoração

Mallet-Stevens prestou grande atenção à decoração e uso de materiais no interior. De acordo com as teorias da UAM (Union des Artistes Modernes), ele defendeu a simplicidade da forma e decoração, e o uso de materiais técnicos e industriais, tais como vidro, metal e aço. O metal está em toda parte, por exemplo, em equipamentos de iluminação e telas do radiador. Como materiais nobres vários tipos de madeira e mármore de vários países, particularmente na ItáliaBélgica e Suécia são usados. A forma exata que eles são usados ​​varia de uma sala para outra. Mobiliário de mármore verde da Suécia e folheado de madeira pêra envernizada na sala de jantar da família, enquanto no grande salão de Sienna mármore usado com móveis de nogueira, e assim por diante.
A moradia conheceu as mais avançadas tecnologias tornando-se um “choque estético” entre a obra de arquitetura residencial tradicional e arquitetura modernista. O artista Richard Klein descreveu como um “modernismo sintético” para o período.
Sua estrutura é feita de concreto armado com grandes janelas, iluminação indireta, ventilação, telefone sem fio em todos os quartos, aquecimento central e um elevador do porão. Os trabalhos foram realizados por especialistas qualificados e Mallet-Stevens supervisionou a instalação de aparelhos, incluindo cozinha e lavanderia incorporando a tecnologia mais recente.
Higiene foi a principal preocupação dos Mallet Stevens no projeto da cozinha. O arquitecto escolheu superfícies brancas e facilmente laváveis. A placa de assoalho preto e branco é a sua assinatura discreta. -Stevens Mallet cadeiras da cozinha equipada ele projetou em 1930 em colaboração com a empresa que possui o Tubor patente. Composto por tubos de metal, cadeiras Tubor são simples e prático também facilmente empilhadas. Reprodutível em série e acessível a mais pessoas, ilustram perfeitamente os objectivos da UAM para a ligação da arte e da indústria. Mallet-Stevens usa-los repetidamente em seus projetos, com diversas variantes. pernas de metal cromado de mesa da cozinha foram produzidos nas oficinas de Jean Prouvé.

Iluminação

Para luminárias, Mallet-Stevens chamou André Salomon, engenheiro de iluminação, com quem colaborou, enquanto trabalhava em lojas de design. Juntos, eles exploraram as possibilidades de iluminação indireta construídas, que foi completamente inovador na arquitetura doméstica. Para a sala de jantar, um refletor projetado em gesso decorativo, em que um longo ferroviário arredondado alumínio polido foi criado. volumes habitacionais criar ritmo para a luz se torna um material em seu próprio direito.

Planos

Fotos

Fotos de arquivo

Outras fotos